O eleitor medíocre: renovem-se os eleitores!!!!

Só existe o político ladrão, sem vergonha e safado porque existe o eleitor medíocre. Afinal de contas, é quem vota que o coloca lá. Está certo que, algumas vezes, somos surpreendidos negativamente por aqueles que considerávamos "limpos" e que, depois de eleitos, acabam flagrados em alguma "falcatrua", pra dizer o mínimo. Mas e nas vezes (e não são poucas) que o candidato até condenado já foi, tem a ficha suja e volta a atuar pela livre vontade do povo que o reelege? Estamos cheios de exemplos aí de maus políticos reeleitos mais de uma vez. É como a história do cônjuge adúltero. Ele trai o parceiro (a) também porque no outro lado da relação existe uma terceira pessoa disposta a se relacionar com alguém mesmo sabendo ser este casado (a). Portanto, a justificativa que muitos usam de que "político é tudo igual, e por isso justifico ou anulo meu voto" não passa de desculpa. Existe o político bom e o ruim, o jornalista bom e o ruim, o médico idem. Resta a nós, com a arma do voto, extirpar o mal pela raiz. Chance temos.
Aliás, falando em eleição, estava eu pensando sobre o fenômeno Tiririca: em primeiro lugar, quero dizer que boa parte da "indignação popular" com a eleição do palhaço para a Câmara Federal decorre do fato de ele ser de origem humilde, com pouco estudo, ou quase nenhum, o mesmo preconceito social que vemos um certo presidente da República sofrer por aí. O Tiririca não tem condição de ser um bom deputado federal? Não sei, só o tempo dirá. Podemos decretar desde já que ele não será, por ter pouco estudo e conhecimento? Mas se ele for, ao menos, um ficha limpa durante seus quatro anos de mandato, já não terá sido melhor do que boa parte de seus colegas? O que torna Tiririca pior que o milionário e estudado Paulo Maluf, um conhecido ficha suja reeleito mais uma vez por São Paulo (assim como o Tiririca), e só impedido de assumir por enquanto por ter sido barrado pelo TSE?
Por fim, começo a receber pelas "redes sociais" e meus emails campanhas contra uma determinada candidatura à presidência da República neste segundo turno. Os eleitores da web pregam o voto a favor de um determinado candidato, e mostram indignação contra seu oponente. Mas o que essas pessoas não conseguem fazer é me "convecer a votar em seu candidato" pelas suas virtudes, não por raiva ou pelos defeitos que detectam no outro. Até parece torcida de futebol: vale mais tocar flauta no rival do que comemorar título para si. Mais uma do eleitor medíocre, este personagem de todas as eleições.

Comentários

Luciano disse…
Amigo Renato...

onde eu assino?

Abrazzo!

Postagens mais visitadas deste blog

Desculpe, Gabriel

"À P... QUE OS PARIU", pobre Brasil

O jogo dos erros