O estilo tucano

O governo do Rio Grande do Sul é o espelho de quem o comanda. É arrogante e mal-humorado. O constante clima de confronto que coloca nas decisões que toma é prova disso: ignora a oposição, toma rumos sem conversar com os aliados, briga com Cpers, com o Judiciário, é truculento no trato com movimentos sociais, coloca a polícia pra usar de força física contra manifestantes, desconhece o diálogo. Seria uma estratégia de comunicação inadequada, uma má comunicação, ou a imagem arrogante que o governo passa à opinião pública é a verdadeira? Ao menos, por dois de seus personagens principais, a governadora e o coronel Mendes, o governo se parece exatamente com o que ele é. Muito parecido com o que foi o de Antônio Britto. O final da história, todos conhecem. Engraçado, o José Serra, governador de SP, do mesmo partido da Yeda, me passa exatamente a mesma impressão. Deve ser pré-requisito pra virar tucano.

Aliás, por duas vezes, desde que começou o mandato, o governo Yeda Crusius tentou enfiar goela abaixo da Assembléia e da sociedade um pacote de aumento de impostos. Não conseguiu, e agora alardeia o déficit zero estadual e o pagamento do 13º do funcionalismo público com recursos próprios (como se isso não fosse sua obrigação). Sinal de que estes pacotaços de impostos eram mesmo desnecessários.

Comentários

Sheila disse…
Pois... e lá pelas bandas de São Paulo o Serra conseguiu: nesta semana privatizou o bando Nossa Caixa. Por aqui, a relação de Yeda e Mendes está cada vez mais clara: ele é soldado. Portanto, obedece ordens. Ela é mestre em dar ordens. Se sente mal quando não pode dá-las. Briga com todos que mostram que ordens apenas não funcionam. Ela não aceita argumentos, nem mesmo de uma das melhores amigas: Mercedes Rodrigues deixou o governo por falta de conversa. Não queria só cumprir ordens. Taí, é a desgovernadora da gauchada. Agüentemos...

Postagens mais visitadas deste blog

A Porto Alegre que me faz feliz

O enigma de Alice

O voo de Cília