Grêmio escolhe seu caminho

Se a Libertadores do Grêmio 2009 começa por Celso Roth, começa mal. Os dirigentes vão insistir em um treinador que historicamente fracassa em momentos decisivos? Então, é uma competição que já começa perdida.
Aliás, não entendo a predileção de parte da imprensa esportiva gaúcha por Roth (só se for por desejo e lobby da parte vermelha dela, que não é pequena, sorrateiramente). Se é verdade que o Grêmio chegou longe graças ao seu técnico, é verdade também que perdeu o título por causa dele. Ou como explicar essas vaciladas nos momentos decisivos do Brasileirão? De quem é a responsabilidade, por exemplo, de deixar Douglas Costa assistindo a Vitória x Grêmio da poltrona de casa, em Porto Alegre, ou punir Perea (e o time, principalmente) e apostar no deficiente André Luís, que escalado no Barradão perdeu gols aos montes e o Grêmio, o jogo? O Grêmio pagou por sua incompetência, de seus dirigentes e de seu treinador. Fora Roth!

Aliás, por falar em incompetência, aqui vai uma da direção. Escalar reservas na Sul-Americana pra priorizar o Brasileirão se revelou um erro. Abriu o caminho pro rival crescer, ganhar moral e o título, e pro Grêmio não adiantou nada, pois entregou a Sul-americana e perdeu o Brasileiro. O que me leva a refletir e a me preocupar novamente para 2009: se irá priorizar a Libertadores, significa que ignorará o Brasileirão em seu início, escalando reservas nesta competição. Aí, quando a Libertadores estiver perdida, já será tarde para se recuperar no Brasileirão, e o ano todo estará perdido. Espero que a decisão equivocada de 2008 tenha servido de lição à direção para 2009.

Aliás, pra terminar: o tribunal, assim como em 2005, influenciou no resultado do campeonato. Na última rodada, que deveria jogar fora com pressão da torcida do Goiás, o São Paulo jogou praticamente em casa, em Brasília, depois da ajudinha do STJD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Porto Alegre que me faz feliz

O enigma de Alice

O voo de Cília